Estágio no 1º Ciclo

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2023/2024

Código: MEMCN1010
Sigla: E1
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
MEMCN 10
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Elisabete Maria Xavier Vieira Gomes
Maria de Fátima Pista Calado Mendes
Corpo docente: Bianor Antónia da Cruz Valente
Carla Cibele Fiel Vasconcelos Figueiredo
Luís Filipe Batista Mestre
Maria de Fátima Pista Calado Mendes
Sónia Patrícia da Silva Limpo

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Compreender a entrada na escola do ponto de vista da representação social das crianças e das famílias e das dimensões relacionais implicadas
- Conhecer as várias dimensões da profissão docente, nomeadamente as características da monodocência
- Conhecer os documentos curriculares orientadores da ação do professor
- Conhecer a(s) dinâmica(s) de gestão e organização das escolas do 1.º ciclo, em particular do seu contexto de estágio
- Aprofundar, em situação de contexto, o conhecimento das orientações curriculares das várias áreas do 1.º e 2.º anos de escolaridade
- Conceber, planificar, implementar e avaliar atividades pedagógicas adequadas à turma onde decorre o estágio
- Ensaiar soluções pedagógicas a partir de problemas identificados
- Compreender e ensaiar estratégias de diferenciação pedagógica identificando a sua relevância na resposta às características do processo de
aprendizagem das crianças
- Problematizar e refletir sobre situações vivenciadas na formação em contexto

Conteúdos programáticos

Os conteúdos a abordar consubstanciam-se em torno de quatro temas abrangentes:
1) O/A professor/a e a Escola
2) A docência como profissão relacional: a relação pedagógica com a criança e com o grupo
3) O/A professor/a como gestor do currículo
4) A ação educativa: planificação, ação e avaliação


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Ser docente implica um conhecimento profundo, quer do contexto (escola e sua organização), quer do seu objeto de trabalho (currículo) e perceber e ser capaz de pôr em ação todas as ferramentas necessárias para a concretização do seu trabalho, tendo em conta as especificidades das crianças com quem irá trabalhar.
A planificação das atividades em contexto, a sua implementação e a reflexão sobre essa prática exigem competências específicas que constituem ferramentas fundamentais para a ação pedagógica, competências essas que necessitam de uma formação em contexto de trabalho.

Metodologias de ensino

A UC prevê a alternância de tempos de formação: nas escolas cooperantes e na ESE.
As aulas na ESE destinam-se, prioritariamente, a analisar e a discutir as dimensões da profissão docente, nomeadamente: aspetos referentes à gestão curricular, planificação e avaliação, questões relativas à relação pedagógica ou à organização do ambiente educativo.
A formação em contexto decorre ao longo de 10 semanas, no 1.º ou 2.º anos do 1.ºCEB, sendo as estudantes organizadas em pares. A primeira semana é destinada à observação intensiva ao longo de toda a semana. Durante as restantes 9 semanas, as/os estudantes estagiam 3 dias e estão 2 dias na ESE onde têm apoio o apoio dos supervisores para o desenvolvimento do estágio.
A avaliação incide sobre o percurso e as produções realizadas ao longo do semestre.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A formação em alternância integrada entre os contextos de formação permite uma socialização à profissão e à especificidade do seu trabalho (escolas cooperantes). A formação na ESE/IPS permite construir e analisar reflexivamente o trabalho realizado na prática e planear a nova intervenção.
Durante 10 semanas, os/as estudantes estagiam em contextos do 1.º ou 2.º ano de escolaridade de modo a compreenderem e agirem pedagogicamente sobre as diversas áreas curriculares e apoiar os alunos nas suas dificuldades.
Procura-se, num primeiro momento, desenvolver uma capacidade de compreender o contexto de intervenção; num segundo, agir de forma colaborativa com o colega de grupo e, finalmente, num terceiro momento, agir de forma autónoma.
A supervisão/tutoria é entendida como um instrumento ao serviço do desenvolvimento pessoal e profissional do futuro professor. O supervisor deve apoiar e acompanhar o grupo tanto em algumas situações em contexto, como nas sessões de reflexão. Procura-se também que haja uma interação permanente entre os professores cooperantes e os supervisores de estágio

Metodologia e provas de avaliação

A classificação resulta dos seguintes produtos de avaliação:
- Sessões na ESE (assiduidade e pertinência das intervenções): 10%
- Estágio (planificações; desempenho): 60%
- Portefólio de estágio: 30%

Bibliografia

Alarcão, I. (2001). Professor-investigador: Que sentido? Que formação? In B. P. Campos (Ed.), Formação profissional de professores no ensino
superior (Vol. 1, pp. 21-31). Porto Editora.
Alonso, L. & Roldão, M.C. (2005). Ser professor no 1º ciclo: Construindo a profissão. Almedina.
Cosme., A., Dima, L., Ferreira, D. & Ferreira, N. (2021). Metodologias, métodos e situações de aprendizagem
propostas e estratégias de ação. Porto Editora.
Cosme, A. (2018). Autonomia e flexibilidade curricular. Porto Editora.
Perrenoud, P. (2001). Porquê construir competências a partir da escola? Editora Asa.
Pinto J. & Santos, L. (2006). Modelos de Avaliação das Aprendizagens. Universidade Aberta.
Roldão, M. C. (2009). Estratégias de ensino. O saber agir do professor. Fundação Manuel Leão.
Documentos oficiais
Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.
Aprendizagens essenciais das áreas curriculares do 1.º CEB
Educação para a cidadania

Página gerada em: 2024-05-16 às 21:42:21